Bem-vindo ao
ClairCity Aveiro

Como gostaria de viver, trabalhar e viajar numa cidade do futuro? Esta é a pergunta que estamos a colocar aos cidadãos europeus.

O projeto ClairCity irá contribuir para o aumento da sensibilização dos cidadãos em relação à poluição atmosférica e às emissões de carbono nas nossas cidades, observando como todos contribuímos para o problema e de que forma afeta a nossa saúde e as nossas vidas.

De forma inovadora, o projeto coloca nas mãos das pessoas o poder de determinarem as melhores soluções a nível local.

O projeto

ClairCity é um projeto de quatro anos ao abrigo do Horizonte 2020 da UE e trabalha diretamente com os cidadãos e com as autoridades locais em seis países da Europa. O projeto usa um jogo, uma aplicação para smartphones, concursos, workshops e eventos para descobrir as expectativas e sonhos dos habitantes em relação ao futuro das suas próprias cidades.

O nosso trabalho irá ajudar as autoridades municipais a conceberem planos para satisfazer as necessidades dos seus habitantes, e a fazê-lo de forma a manter o nosso ar limpo e a reduzir o contributo de cada cidade para as alterações climáticas a nível global.

A história de Aveiro

Cada cidade e região é moldada por seu contexto social, ecológico e político único e pelas decisões coletivas de seu povo – duas não se desenvolvem da mesma maneira.

A região de Aveiro não é excepção. Aveiro tem concentrações particularmente altas de material particulado em comparação com o resto de Portugal. A agricultura, os incêndios florestais e as emissões de poeira do deserto do Saara estão entre as fontes de emissão naturais, e o tráfego rodoviário, a combustão residencial e as emissões industriais estão entre as fontes de emissão antropogênicas.

Existe um plano nacional para expandir a rede de ciclovias, no entanto, considerando que a região é escassamente povoada, o desenvolvimento da infraestrutura de transporte público é mais caro de implementar, limitando suas opções para modos de viagem mais sustentáveis.

Por meio desse projeto, estamos desenvolvendo kits de ferramentas para cada cidade para apoiá-los em suas ambições de ar puro, adaptando esses recursos a contextos individuais. Reunimos opiniões dos cidadãos e em breve estaremos prontos para compartilhar nossos pacotes de advocacia e políticas na íntegra.

Entretanto, descubra mais sobre o problema da poluição do ar e o que você ou a sua organização podem fazer para contribuir para um futuro mais limpo, saudável, seguro e participativo para a região de Aveiro.

Qual é o problema? tomar a AÇÃO local

NOTÍCIAS E EVENTOS LOCAIS

Todas as nossas atividades nos ajudam a coletar as opiniões dos residentes, entender os problemas únicos que Aveiro enfrenta e informar a cidade sobre o que ela pode fazer para melhorar a vida dos residentes.