Oliveira do Bairro vai associar-se à Semana Europeia da Mobilidade.

O Município de Oliveira do Bairro vai associar-se à Semana Europeia da Mobilidade promovendo a iniciativa Mix&Move, que contará com um vasto programa de atividades, entre 14 e 22 de setembro, que contará com concertos, “jogos sem fronteiras”, cinema, cicloturismo, o Dia Europeu Sem Carros e a Caminhada Solidária Noturna.

Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, explicou o conceito da iniciativa: “Aproveitámos o slogan da campanha deste ano da Semana Europeia da Mobilidade para construir uma marca do Município que se perpetue em próximas edições e que comunique a dimensão e a quantidade e variedade de iniciativas que preparámos para esta semana, numa lógica de sensibilização e animação”.

Ainda segundo o autarca, o conceito Mix&Move vai “agregar, sob a chancela da Semana Europeia da Mobilidade, o Dia Europeu Sem Carros, os Jogos Sem Fronteiras, a Festa da Juventude, com os seus concertos, e a Caminhada Solidária Noturna, criando uma dinâmica que junta vários públicos, das crianças aos seniores, em áreas tão diversas como o desporto, a música, a moda, o cinema, e até mesmo a solidariedade e a sensibilização para as causas ambientais.”

Pontos altos da iniciativa serão os “Jogos Sem Fronteiras”, nos dias 14 e 16, a atividade de cicloturismo no dia 16, as atividades dedicadas ao público sénior no dia 18, o desfile de moda promovido pela Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB), no dia 21, os concertos de dia 21, com os Wet Bed Gang, e 22, com Mastiksoul, e o Dia Europeu Sem Carros e Caminhada Solidária Noturna, no dia 22 (sábado), evento que tem ganho grande notoriedade a nível não só regional, mas também nacional. As noites de fim de semana serão encerradas por DJs, nos dias 14, 15, 16, 21 e 22.

De destacar ainda as iniciativas promovidas em parceria com a ACIB, que passam por um concurso de montras do comércio local, com a temática da Semana Europeia da Mobilidade 2018 (“Combina, recicla e move-te!”), o alargamento do horário de funcionamento com campanhas de descontos para os seus produtos e a promoção de ementas saudáveis por parte dos estabelecimentos de restauração.

Ainda no âmbito da iniciativa, a Câmara Municipal vai convidar os seus munícipes a decorarem as varandas e janelas das suas casas, sob o tema “Ambiente e Mobilidade”, oferecendo a cada residente no centro da cidade de Oliveira do Bairro um Moinho de Vento, para que seja colocado de forma visível na sua decoração. Será ainda oferecido um balão com uma luz led, para serem colocados nas casas no dia da Caminhada Solidária Noturna (22 de setembro), uma vez que as luzes da cidade estarão apagadas, de forma a potenciar o efeito visual do evento.

À exceção do Dia Europeu Sem Carros, que volta a ter como palco a Av. Dr. Abílio Pereira Pinto, e o ciclo de cinema na Biblioteca Municipal, todas as restantes atividades vão realizar-se na Praça do Município, junto ao edifício da Câmara Municipal, que contará, entre 14 e 22 de setembro, com tasquinhas e animação diária, que passará por atividades desportivas e aulas de ginásio (aeróbica, fitness, Aero Combat, etc) para além dos espetáculos atrás referidos.

As inscrições para o Cicloturismo Mix&Move e Caminhada Solidária Noturna podem ser feitas através do preenchimento de formulários online, disponíveis através dos seguintes links http://bit.ly/2LbSUnD e http://bit.ly/2nJwKQo.

Sobre a Semana Europeia da Mobilidade

A Semana Europeia da Mobilidade, que vai já na 17.ª edição, realiza-se anualmente entre os dias 16 e 22 de setembro e faz parte do calendário de eventos e atividades não só do Município de Oliveira do Bairro, mas também de muitas cidades e vilas de toda a Europa e também já de outros continentes. Em Portugal, que participa na iniciativa europeia desde a primeira hora, tem-se vindo a gerar um grande movimento de adesão, não só por parte do público, como através de um número crescente de parceiros que colaboram ativamente com as autarquias envolvidas.

A edição deste ano tem como slogan “Combina e Move-te!”, inspirado no tema da multimodalidade, que aproveita as vantagens específicas de cada modo de transporte como uma mais-valia e que, em combinação entre si, podem oferecer soluções de transporte mais eficientes.

Fonte: https://www.cm-olb.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=29859&pastaNoticiasId=29856&noticiaId=48656