Sobre Aveiro

Como gostaria de viver, trabalhar e viajar numa cidade do futuro?

Esta é a pergunta que estamos a colocar aos cidadãos europeus.

O projeto ClairCity irá contribuir para o aumento da sensibilização dos cidadãos em relação à poluição atmosférica e às emissões de carbono nas nossas cidades, observando como todos contribuímos para o problema e de que forma afeta a nossa saúde e as nossas vidas.

De forma inovadora, o projeto coloca nas mãos das pessoas o poder de determinarem as melhores soluções a nível local.

O projeto

ClairCity é um projeto de quatro anos ao abrigo do Horizonte 2020 da UE e trabalha diretamente com os cidadãos e com as autoridades locais em seis países da Europa. O projeto usa um jogo, uma aplicação para smartphones, concursos, workshops e eventos para descobrir as expectativas e sonhos dos habitantes em relação ao futuro das suas próprias cidades.

O nosso trabalho irá ajudar as autoridades municipais a conceberem planos para satisfazer as necessidades dos seus habitantes, e a fazê-lo de forma a manter o nosso ar limpo e a reduzir o contributo de cada cidade para as alterações climáticas a nível global.

De que lado é que você está?

Os municípios da Região de Aveiro são parceiros essenciais no nosso projeto através da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA). Há outras cinco cidades na Europa que estão também a trabalhar com o ClairCity: Amesterdão na Holanda, Bristol no Reino Unido, Sosnowiec na Polónia, a região de Génova em Itália e Liubliana na Eslovénia.

Este projeto recebeu verbas do programa de investigação e inovação do Horizonte 2020 da União Europeia, sob o acordo de subvenção 689289.